5 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp

5 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp

As redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos e, consequentemente, impactaram o modo como fazemos negócio. Portanto, manter uma presença ativa nos espaços digitais de relacionamento é vital para a construção da sua marca, para uma comunicação mais abrangente com os seus clientes.
Entre tantos canais de relacionamento, o WhatsApp vem ganhado cada vez mais força e relevância no mercado. O aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, e chamadas de voz registra números impressionantes e não pode mais ficar de fora das suas estratégias de vendas.

Só para ter ideia de alguns números, o WhatsApp conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. 42 bilhões de mensagens, 250 milhões de vídeos e 1,6 bilhão de fotos são compartilhados por dia. Além disso, 93% das pessoas conectadas às redes sociais no Brasil utilizam o WhatsApp, o que o torna o aplicativo mais utilizado no país. Portanto, não utilizar o aplicativo hoje é perder oportunidades reais para alcançar os objetivos desejados.
Mas a pergunta que muitos se fazem é: como utilizar essa rede e consolidar importantes negócios imobiliários?

Esta é a pergunta que este artigo pretende responder, ajudando você a encontrar os melhores caminhos para se beneficiar do WhatsApp de forma estratégica, planejada e eficaz. Vou apresentar algumas dicas que, se aplicadas, levarão você a consolidar muitos negócios.
Mas antes de dar as dicas, quero contar algumas coisas que observei que muitos corretores fazem e que, talvez, você também esteja fazendo e, portanto, não esteja alcançando os resultados desejados.

Vendas são o resultado de um relacionamento

Embora o seu objetivo seja a venda, as redes sociais não devem ser usadas para vender, mas para se relacionar. O resultado financeiro será tão somente a recompensa de um relacionamento bem estruturado.
Percebo muitos corretores trabalhando de forma equívoca, repetindo no ambiente on-line as mesmas invasivas estratégias de vendas praticadas no ambiente off-line. Ou seja, querem a todo custo “cavar” uma venda e focam apenas em conteúdo publicitário como folders de promoção ou de “chances imperdíveis”.h
Porém, esquecem do mais importante: conquistar o coração e a mente do seu consumidor. Isso é, conquistar a confiança do cliente, fazer com que ele goste de se relacionar com você e perceba relevância e valor na interação proporcionada pelas redes sociais, como o WhatsApp.

A evolução do marketing nos mostra como as estratégias invasivas perderam a eficácia ao longo do tempo. Se, antes, as propagandas televisas estilo “Ricardo Eletro”, em que o foco estava totalmente no produto, faziam muito sucesso, hoje, isso já não se aplica mais nos diferentes tipos de negócio com resultados tão expressivos. E, se você reparar bem, perceberá como os anúncios imobiliários em televisão reduziram bastante de uns tempos para cá.
Mas por que falar de tudo isso antes de dar as dicas práticas de como conquistar resultados no mercado imobiliário por meio do WhatsApp?

Porque se você, corretor, não entender a lógica que funciona por trás de toda estratégia bem-sucedida no ambiente digital, as dicas que vou dar não valerão nada, pois você poderá aplicá-las de forma equivocada e todo o seu trabalho será em vão.
A grande sacada de tudo isso está em entender que o desafio do corretor é engajar o cliente, levá-lo a desejar consumir o seu produto, por meio de uma comunicação e um relacionamento bem estruturado e não de uma intromissão.

Mas vamos la então para as Dicas.

 

Dica 1: tenha um número único de telefone

 

Tenha um número de contato exclusivo de WhatsApp, direcionado ao seu negócio. Assim, você terá condições melhores de gerenciar os seus relacionamentos. Divulgue esse número em seus materiais de contato. Seus clientes precisam saber que você também está acessível por meio do aplicativo.

Dica 2: crie uma lista de transmissão

O WhatsApp possui um recurso chamado lista de transmissão. Com ela é possível enviar ou encaminhar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Isso agiliza o seu trabalho e permite criar ações específicas para diferentes ocasiões.
Porém, esse recurso só funciona quando o seu número de telefone está salvo na agenda dos contatos das pessoas que fazem parte da lista. Por isso, a dica QR mencionada anteriormente é vital.

Dica 3: segmente sua comunicação

Essa prática é essencial. Crie categorias para suas listas de transmissão, bem como para sua comunicação. Ex.: clientes já atendidos, clientes de imóveis na planta, de imóveis avulsos e assim por diante. A categoria dependerá do perfil de produtos que você trabalha.
Quanto mais o seu conteúdo for interessante para o seu cliente maior será a probabilidade de ele querer continuar se relacionando com você. O cliente precisa ver em você um parceiro e não um vendedor, alguém que irá gerar algum benefício para ele e não simplesmente uma venda.

Dica 4: customize seu conteúdo

Crie conteúdo específico para o WhatsApp, não replique mensagens de outras mídias sem antes customizar. O conteúdo pode ser até similar ao publicado em seus outros canais de comunicação, mas a forma precisa ser diferenciada. Essa é uma maneira eficaz de agregar valor às suas estratégias de relacionamento.

Dica 5: grave áudios

Das 6 dicas para você vender imóveis pelo WhatsApp,
O áudio tem um poder de retorno incrível quando comparado ao texto escrito. Isso porque a voz tem uma alta capacidade de persuasão, pois age mais diretamente e rapidamente no centro de controle do cliente, ou seja, o cérebro. Também temos as fotos que são ecensiais. Trabalhe com fotos que despertem curiosidade e que fujam do padrão a que o cérebro do cliente está programado. Você dificilmente vai vender um imóvel postando somente foto da fachada. Seja criativo.
As possibilidades de interação via WhatsApp são incríveis e diversas. Neste artigo compartilhei apenas algumas das que considero imprescindíveis para quem quer ter sucesso nessa plataforma.