8 Estratégias Para Vencer o Medo de Empreender

8 Estratégias Para Vencer o Medo de Empreender

Veja as dicas para quem quer abrir um negócio, ou seja, estratégias para Vencer o medo de Empreender. Você precisa vencer muitos Gigantes.

Quem começa um negócio do zero sabe que essas sensações são potencializadas na hora de, enfim, tirar a ideia do papel. Muitos empreendedores estudam o mercado, pesquisam e, mesmo assim, ficam paralisados na hora de assumir o compromisso do próprio negócio. Mas vamos la  entender isso melhor.

A boa notícia é que essas sensações são perfeitamente normais no empreendedorismo e fazem parte do processo. Para superar o medo e se arriscar você tem que passar por algumas etapas.

1. Não faça comparações

Uma das principais dúvidas na hora de empreender é se as condições do emprego, como salário, benefícios e horários, serão mantidas na nova atividade. “Mais do que risco e medo, as pessoas ficam comparando o que elas têm hoje e esperando a grande ideia”. É mais importante se encontrar em uma atividade que traga satisfação do que medir apenas pelo aspecto financeiro.

2. Autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para entender como cada empreendedor lida com o risco e com a ideia de abrir um negócio. “Esse autoconhecimento é importante para quem está buscando uma carreira como o empreendedorismo. Não tem certo ou errado em termos de carreira”.

Conheça quem é você: avalie se as atividades do seu negócio estão de acordo com seus valores pessoais, tendo em mente a missão, visão e valores do negócio. Além disso, cuide para que o papel que exercerá ou o cargo que ocupará estejam ligados às suas habilidades e capacidades. Aproveite sua bagagem profissional e pessoal para abrir o próprio negócio. É muito importante que você encontre satisfação pessoal no seu negócio.

3. Entenda o que é risco para você

A percepção de risco, é algo muito particular. “Se você é o tipo que olha para o céu claro e mesmo assim tem um guarda-chuva, indica que é menos receptivo a risco”. É importante avaliar, com base nas escolhas diárias e de investimentos, qual é o seu limite para se arriscar.

4. Descubra de onde vem a dúvida

Entender de onde vem o medo ao risco é essencial para poder solucioná-lo. “É legal saber quais são as origens dessa insegurança. É uma insegurança muito específica de cada um”. Descubra se o medo é impulsionado por falta de capital, de habilidades técnicas ou mesmo por circunstâncias pessoais, e quando você conseguir identificar isso, verá como será mais fácil vencer esse medo de empreender.

5. Planeje-se

Um planejamento de médio e longo prazo, ajuda a amenizar o medo e também reduzir os riscos. Esse planejamento ajuda a pessoa a entender melhor o negócio. Se você coloca em sua mente que um negócio próprio o retorno não vem da noite para o dia, com certeza estará sanando o mito de ganhos exuberantes a curto prazo, e consequentemente fica mais fácil vencer esses obstáculos.

Este planejamento é essencial se o negócio for em uma área em que o empreendedor tenha pouca experiência. O mais indicado é conversar com o máximo de pessoas possíveis para entender o mercado.

6. Avalie o impacto dos riscos

Entender o que o risco vai causar na sua vida é importante para avaliar quais ameaças serão priorizadas. Na avaliação de risco, precisa saber quais são as ameaças que podem sair do controle. Uma ótima forma de reduzir a incerteza é participa de cursos e seminários e conversar com especialistas no assunto

7. Faça uma autoavaliação

O passo seguinte é entender quais são os maiores riscos, avaliando o impacto e a probabilidade de cada um. Se o impacto é pequeno e a chance de acontecer é grande, o risco talvez seja alto.

8- Expanda seus conhecimentos:

Amplie seus conhecimentos sobre gestão financeira, marketing e gestão de pessoas. Quase todos os dias há atualização em alguma  ferramenta ou sistema, portanto temos que sempre buscar novos conhecimentos para ficarmos atualizados.

Olá, Seja bem vindo ao nosso Site!

Coloque  seu EMAIL ao lado e receba E-book 6 Idéias Para Trabalhar Sem Sair de Casa. Receba também Dicas  GRATUITAS de como montar um Negócio Online!