Green Coffee Funciona?

Emagrecer
Green Coffee Emagrece? Como Funciona?

Embora o café seja conhecido há séculos e ocupe o topo da lista das bebidas mais consumidas em todo o mundo, foi somente nos últimos anos que os grãos da planta de origem africana entraram na lista de suplementos para emagrecer.

Catapultado para o sucesso, o green coffee passou a ser visto como o mais novo elixir para a queima de gordura e a perda de peso, mas será que o Dr. Oz estava certo em sua afirmação? Leia mais.


Vamos conferir o que diz a ciência e confirmar se realmente o green coffee emagrece ou é apenas mais um suplemento a fazer parte da já extensa lista de produtos que prometem milagres mas que não possuem comprovação de seus benefícios.

O que é Green Coffee?
Green Coffee

Nos habituamos ao café como sendo marrom, mas na verdade esta coloração da bebida se deve ao processo de torrefação, que escurece os grãos naturalmente verdes do cafeeiro. É através desse processo que o aroma e o sabor característicos do café são criados. O green coffee nada mais é portanto do que o grão de café cru, que foi separado da casca mas que não passou por um processo de secagem em altas temperaturas.

Para Que Serve

O green coffee tem sido promovido como um grande auxiliar da perda de peso, uma vez que possui compostos que podem acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura.

O green coffee também serve como fonte de antioxidantes, auxilia no controle da pressão arterial e da glicose sanguínea, melhora o foco e a concentração e ajuda a desintoxicar o fígado.

Diferença entre o green coffee e o café tradicional

Quem utiliza o green coffee para emagrecer se pergunta por que não pode também tomar o café torrado convencional. Embora o processo de torrefação ajude a aumentar o nível de antioxidantes do café verde, ele também causa uma diminuição na concentração de ácido clorogênico.

E, como veremos logo mais, este composto químico é um dos principais responsáveis pelos benefícios do café verde, entre eles a queima de gordura e uma maior facilidade para controlar a glicemia sanguínea após as refeições.

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Outra diferença dos grãos verdes é que eles não apresentam o mesmo teor de cafeína do café torrado, e também possuem um sabor mais suave.

Isso faz do green coffee uma alternativa para quem está preocupado com os efeitos colaterais da cafeína ou então não gosta do sabor do café convencional.

Propriedades do green coffee

Os grãos de café verde são ricos em antioxidantes e uma série de outros compostos potencialmente benéficos, sendo os principais a cafeína e o ácido clorogênico.

Embora a cafeína seja utilizada em diversos suplementos para emagrecer por suas propriedades termogênicas, cientistas acreditam que o ácido clorogênico é de fato o principal ingrediente ativo do green coffee. Como boa parte do ácido clorogênico é removida dos grãos de café durante a torrefação, o green coffee é mais eficiente que o café torrado na perda de peso.

.Ácido clorogênico

O principal responsável pelos benefícios do green coffee para a perda de peso atua através de dois mecanismos distintos. Primeiramente, através de uma melhora do funcionamento do metabolismo hepático, ou seja, o ácido clorogênico estimula o fígado a utilizar mais gordura como fonte de energia.

Assim, o ácido clorogênico não apenas reduz o acúmulo de gordura na região abdominal como também impede que ela se deposite ao redor do próprio fígado.Em segundo lugar, o composto atua no controle da glicemia, reduzindo a absorção de glicose e facilitando o controle do apetite. Há estudos que sugerem ainda que o ácido clorogênico melhora a função da adiponectina, um hormônio que também estimula a queima de gordura.

. Antioxidantes

Os grãos do café ainda verde contêm polifenóis (como os ácidos clorogênicos) que têm função antioxidante e auxiliam no combate aos radicais livres. Em excesso, os radicais livres podem danificar as células, o que por sua vez interfere no mecanismo de geração de energia e pode levar a um acúmulo ainda maior de gordura.

E quanto maior o estoque de células adiposas, maior o nível de inflamação do organismo e mais difícil será a perda de peso. Ao proteger as células contra os indesejados radicais livres, os antioxidantes do green coffee garantem que o metabolismo fique em dia e utilize as gorduras já estocadas como fonte de energia.

. Cafeína

A cafeína é um termogênico natural, ou seja, ela ajuda a mobilizar os estoques de gordura para serem utilizados como fonte de energia para as células. Associada ao ácido clorogênico, a cafeína potencializa a ação termogênica do green coffee e torna o suplemento um grande aliado da perda de peso.

Há estudos que indicam que a substância estimulante pode acelerar o metabolismo em até 11%. Para resumir: o green coffee emagrece porque acelera o metabolismo, atua no controle das taxas de açúcar e combate as inflamações causadas pelos radicais livres.

Estudos com green coffee (café verde)

Como não faltam produtos à venda que prometem perda de peso rápida e sem sacrifício, é importante analisar as evidências científicas por trás da afirmação de que o green coffee emagrece.

O próprio Dr. Mehmet Oz já indicou em seu programa uma série de compostos (como os comprimidos de manga africana e a cetona de framboesa) bastante duvidosos, mas o extrato de green coffee parece ser um dos mais promissores.

Conclusão – Green Coffee emagrece mesmo?

Ainda que boa parte dos estudos sobre o green coffee e a perda de peso tenham sido desenvolvidos em animais ou então com grupos humanos relativamente pequenos, o composto parece ser promissor para a perda de peso.

Isso porque o ácido clorogênico tem ação comprovada na absorção da glicose e no metabolismo das gorduras.
O mesmo vale para a cafeína, um dos termogênicos mais utilizados em todo o mundo e que de fato contribui para uma maior mobilização da gordura estocada para servir de fonte de energia para o corpo.

É claro que isso não significa que basta tomar três cápsulas de green coffee ao dia para começar a ver o ponteiro da balança se mexer. O processo de emagrecimento depende de uma série de fatores, e não há como escapar da mudança de hábitos alimentares.

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